CIENFUEGOS
REMEDIOS
SANTA CLARA
não pode perder EM CAYO SANTA MARÍA
Assim que o seu voo aterrar em Santa Clara, temos para si uma lista de lugares que lhe recomendamos para que regresse a casa das suas férias a conhecer um pouco mais da história de Cuba, da sua riqueza cultural inigualável, das suas praias maravilhosas de revista, mas, sobretudo, tudo acerca do grande valor humano que sentirá com o calor com que as suas gentes o recebem. Oferecemos-lhe a oportunidade de passear por cidades imobilizadas no tempo, nas quais, em cada esquina das suas ruas, assoma um belo edifício, uma referência histórica ou uma curiosidade. Se aprecia a natureza, não se esqueça de guardar espaço na sua mala para um par de sapatos confortáveis de caminhada. Cuba tem preparados para si lugares de uma beleza indescritível, pelos quais não se cansará de caminhar, enquanto admira paisagens verdes que combinam na perfeição com a cor da flora, da fauna e das espetaculares cascatas de água cristalina que existem nestas paragens e que merecem ser vividas. E se está a pensar em águas cristalinas, as praias de Trinidad e Cayo Santa María são das melhores opções para tornar realidade o sonho de caminhar sobre areia branca finíssima, à beira de um mar com uma cor azul-turquesa de tonalidades infinitas, bem como estender-se numa rede a apanhar sol, com um mojito na mão enquanto desliga do dia a dia.
CIENFUEGOS
A cidade de Cienfuegos, situada no centro sul de Cuba, é conhecida como «A Pérola do Sul» ou «A Linda Cidade do Mar» e ostenta a categoria de Património Cultural da Humanidade, por ser um exemplo de higiene, ordem e modernidade das cidades fundadas na América Latina no século XIX.
A presença francesa é notória em quase todos os aspetos da vida de Cienfuegos, sem que deixem de ser, parecer e comportar-se como cubanos puros. A arquitetura é um dos elementos mais evidentes, uma vez que, na atualidade, perduram construções patrimoniais notáveis: palácios, igrejas, parques, teatros, um arco do triunfo semelhante ao de Paris, o Paseo del Prado, que se estende até ao mar, e ruas largas, num traçado retilíneo perfeito. Tudo encaixa num forte ecletismo, no qual confluem os estilos mudéjar e bizantino, com o veneziano, o gótico, o barroco e a ornamentação neoclássica, criando uma joia arquitetónica diversificada e autêntica pela qual é obrigatório passear.
Entre os principais lugares de interesse para desfrutar da cidade de Cienfuegos, encontram-se, além do parque José Martí, a baía de Cienfuegos, o centro histórico, o Delfinário, o Teatro Tomás Terry, a fortaleza de Nuestra Señora de los Ángeles de Jagua, o Museu Histórico Naval e o Jardim Botânico de Cienfuegos.
SANTA CLARA
Santa Clara, província de Villa Clara, fica situada no centro de Cuba, a meio caminho entre Trinidad e Cayo Santa María. A cidade destaca-se pela sua relevância para a história de Cuba, uma vez que foi um ponto ativo nas lutas pela independência, tanto na Guerra dos Dez Anos como na Revolução Cubana, na qual Che Guevara tomou a cidade militarmente, na famosa Batalha de Santa Clara.
É por todos estes motivos que passear pelas ruas da cidade é como viajar pela história através de um livro. Ao caminhar, encontrará o Parque Leoncio Vidal, lugar no qual tiveram lugar protestos de todos os géneros ao longo da história. Outra visita imprescindível é ao Comboio Blindado que os revolucionários assaltaram durante a Revolução Cubana.
Deixando de lado a história revolucionária, Santa Clara apresenta-lhe ainda um belo ambiente colonial no qual poderá desfrutar da beleza das suas ruas e de edifícios belíssimos, como o Palácio Provincial, a Biblioteca José Martí ou o Teatro de la Caridad.
Mas mais do que todos estes aspetos, o que mais se destaca em Santa Clara é o seu ambiente puramente cubano que emana energia e vitalidade, graças à desenvoltura e à juventude dos seus habitantes. Para isto contribui o facto de em Santa Clara se situar a segunda universidade más prestigiada de Cuba, o que é benéfico para o ritmo de vida desta cidade que não deve deixar de visitar durante a sua viagem.
REMEDIOS
Fica situada no centro da ilha, na província de Villa Clara e apresenta uma trajetória histórica e cultural rica, facto que levou o seu centro histórico urbano a ser declarado monumento nacional em 1980. Encontramo-nos perante uma cidade dinâmica, com vida própria, com edifícios requintados, passeios, parques, escolas e monumentos. Por sua vez, tem a sorte de ficar distante das grandes rotas turísticas que atravessam Cuba e isso leva a que tenha a ventura de manter intacta a sua essência, a ponto de ser apelidada de «prima direita desconhecida» de Trinidad.
Uma das melhores formas de absorver o seu ambiente é através da sua magnífica praça central, que apresenta um tesouro de edifícios dos séculos XVIII e XIX. É a única praça do país com duas igrejas: a de Nuestra Señora del Buen Viaje e a Parroquia Mayor de San Juan Bautista. Possui ainda outros edifícios importantes, como o Teatro Rubén Martínez Villena, o Museu de Música, o Museu Municipal, que é o mais antigo de toda a Cuba, e o Museu de las Parrandas, lugar onde se expõem elementos históricos das festas de Remedios, que, por sua vez, são das mais importantes que se organizam em Cuba, reunindo pessoas vindas de diversos pontos do país.