itinerário
DIA 1 VOO A PARTIR DE ESPANHA PARA SANTA CLARA
Comparência no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Terminal 1, 3 horas antes da partida do voo. Trâmites de faturação, partida em voo de linha regular da Iberojet, classe turística, com destino a Santa Clara. Chegada ao aeroporto Internacional de Abel Santamaria, assistência dos nossos guias e transporte para o hotel de Cienfuegos selecionado. Alojamento.
DIA 2 CIENFUEGOS - LAGOA GUANAROCA - JARDIM BOTÂNICO DE CIENFUEGOS
Pequeno-almoço. À hora indicada pelos nossos guias, recolha no hotel para iniciar um percurso de um dia inteiro pela cidade de Cienfuegos, a lagoa de Guanaroca e o Jardim Botânico.
Começaremos com a visita à lagoa de Guanaroca, área protegida mais importante da província de Cienfuegos. Este zona húmida, com uma área de 2,2 km2, alimenta-se da água doce do rio Arimao, enquanto o sabor salobro tem origem na baía de Jagua. Em volta da lagoa, encontraremos um amplo sistema de labirintos naturais muito apropriados para a prática de caminhadas pelo seu alto valor ecológico, no qual se destacam os recursos naturais, culturais e históricos. Pelo seu elevado valor natural, relevo e formações vegetais, é um ponto de atração de grande relevância. Neste lugar, está estabelecida uma colónia de flamingos-rosados e diversos tipos de aves migratórias. A lagoa é ideal para observar a nidificação de espécies de garças e pelicanos, bem como de outras espécies endémicas representativas da fauna cubana. Também encontramos diferentes espécies marinhas, como o camarão branco, a ostra-gigante e espécies com escamas que despertam interesse comercial.
Em seguida, iremos dirigir-nos para o Jardim Botânico de Cienfuegos, um espaço com mais de um quilómetro de extensão, onde se encontra uma das maiores coleções de palmeiras da América Latina, além de 2000 espécies de plantas.
Depois desta visita, dirigimo-nos para o centro histórico de Cienfuegos para um almoço (1 líquido incluído por pessoa (cerveja, água ou refrigerante)) no restaurante Palácio del Valle. Depois do almoço, percurso a pé por Cienfuegos. Conhecida como «A Pérola do Sul» e declarada Património da Humanidade pela UNESCO, foi fundada por franceses. Daqui, destaca-se o traçado perfeito das suas ruas e as edificações de elevado valor arquitetónico que revelam o esplendor de uma cultura com uma forte influência dos seus fundadores. Passeio a pé a partir de El Prado, pela avenida até ao Parque Martí, visita ao Teatro Tomás Terry e ao Palácio de Valle, onde ficará a conhecer a bonita lenda associada à sua construção. Regresso ao hotel de alojamento e resto do dia livre.
DIA 3 CIENFUEGOS - TRINIDAD
Pequeno-almoço. À hora indicada pelos nossos representantes, transporte para a cidade de Trinidad. Percurso pela cidade de Trinidad, uma relíquia colonial que foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO e onde a atmosfera de tempos antigos se mantém intacta. Atualmente, é considerada uma cidade-museu, com um grande património arquitetónico, do qual se destacam as ruas estreitas e empedradas, os belíssimos edifícios restaurados, as igrejas majestosas e os pátios fantásticos que lhe conferem uma atmosfera tipicamente colonial. Ao caminhar pelas suas ruas, sentirá o autêntico espírito cubano. Visita a um Museu e à taberna La Canchánchara, onde poderá saborear um cocktail típico que tem o mesmo nome do estabelecimento.
Visita à Torre Manaca-Iznaga, antiga exploração de cana-de-açúcar, situada a cerca de 15 km de Trinidad. Esta torre-campanário com 45 m de altura permitia a vigilância em permanência das plantações de cana-de-açúcar, impedindo a possibilidade de fuga dos escravos. Os sinos posicionados na parte alta da torre assinalavam o início e o final do horário de trabalho. Serviam ainda para lançar o aviso em caso de incêndio nos terrenos em volta. A partir da parte mais alta da torre, poderá avistar a exploração, onde estavam situados o engenho de açúcar, a mansão e os alpendres dos escravos. Depois desta visita, ao meio-dia, transporte para o hotel escolhido em Trinidad e resto do dia livre. Alojamento no regime selecionado.
DIAS 4 TRINIDAD E TOPES DE COLLANTES
Pequeno-almoço. Durante a manhã, viverá a experiência de conhecer a riqueza natural de Cuba numa caminhada pelo Parque Natural de Topes de Collantes. Transporte num camião tipo safari e caminhada por um trilho de características paisagísticas, no qual poderá dedicar-se à observação da flora e da fauna do local. Durante o percurso, terá oportunidade de observar belas cascatas que terminam em pequenas lagoas nas quais terá oportunidade de se refrescar, com tempo livre para tomar banho. Após a caminhada, regresso ao hotel. Resto do dia livre. Alojamento.
DIA 5 TRINIDAD - SANTA CLARA - CAYO SANTA MARÍA
Pequeno-almoço. À hora indicada pelos nossos representantes, transporte em autocarro para Cayo Santa María. Durante o percurso, teremos oportunidade de fazer uma visita panorâmica à Cidade de Santa Clara, que inclui: visita panorâmica ao monumento ao Comboio Blindado e visita à Plaza de la Revolución, onde se encontra o Mausoléu ao comandante Ernesto Che Guevara e aos seus companheiros que perderam a vida na Bolívia.
Prosseguiremos o nosso caminho em direção a Cayo Santa María. Ao longo do caminho, abandonaremos a ilha de Cuba e teremos oportunidade de viver a experiência de atravessar o pedraplén mais extenso do mundo, com cerca de 48 km de comprimento. Quando se percorre esta estrada que liga os Cayos de Las Brujas, Ensenachos e Santa María, fica-se coma a sensação de que se está a navegar no mar. O ambiente que rodeia El Pedraplén caracteriza-se pelas suas bonitas paisagens e pela sua vegetação exuberante e, quando o mar está calmo e sem ondas, o céu reflete-se na superfície da água, dando a impressão de que o horizonte desaparece e que se circula sobre um mundo plano. Chegada ao hotel escolhido e resto do dia livre. Alojamento em regime de «Tudo Incluído».
DIA 6 CAYO SANTA MARÍA: EXCURSÃO EM CATAMARÃ
Pequeno-almoço. À hora indicada pelos nossos representantes, recolha no hotel de alojamento. Transporte até à marina de Cayo Las Brujas, para zarpar a bordo de um catamarã numa viagem que contorna os pequenos cayos que rodeiam Cayo Santa María. A meio da singradura, iremos fazer uma paragem para praticar snorkeling nas águas incríveis do cayo, quentes, cristalinas e habitadas por diversas espécies marinhas. Também disporemos de algum tempo para aproveitar a praia. Terminaremos a aventura com um espetáculo de golfinhos no delfinário do Cayo: dispõe de seis piscinas de interação e ainda de uma área dedicada a espetáculos, tanto de golfinhos como de leões-marinhos. Para descansar e refrescar-se, existe um bar denominado El Vapor e um restaurante, El Bergantín, onde almoçaremos (lagosta, camarões, frango ou ementa para vegetarianos), depois de assistirmos às piruetas, saltos em grande altura e à simpatia destes mamíferos, cuidados com todas as garantias para sua proteção e perfeito estado. Depois de terminado o almoço, regressaremos aos nossos hotéis. Resto do dia livre. Alojamento.
DIA 7 ESTADIA LIVRE EM CAYO SANTA MARÍA
Dia livre para desfrutar das finas areias brancas e das águas cristalinas deste espaço natural privilegiado, assim como das instalações e do regime de «Tudo Incluído» do hotel escolhido. Também poderá realizar atividades opcionais que lhe serão propostas pelos nossos representantes.
DIA 8 VOO DE SANTA CLARA PARA ESPANHA
À hora indicada pelos nossos guias, transporte até ao aeroporto internacional de Santa Clara. Trâmites de faturação e alfandegários. Partida em voo de linha regular, classe turística, com destino a Espanha/Portugal. Noite a bordo.
DIA 9 CHEGADA À CIDADE DE ORIGEM.
Chegada à cidade de origem e fim dos nossos serviços.
NOTAS:
Para obter informações adicionais, aceda a www.jolidey.com